MANUTENÇÃO

Afiar corretamente a faca é muito bom, e saber fazer a manutenção, é ainda melhor! Pois garante a durabilidade do fio de corte, que é mais importante.
 
Vamos conhecer sobre os serviços de afiação, dicas importantes de como limpar, restauração da ponta quebrada, polimento e ajustes do fio de corte…

Conservação e manutenção de sua faca afiada. Sempre que usar a faca, já lave ela na hora, não deixe ela de molho. Isso pode manchar a lâmina e também o cabo, principalmente se ele for de madeira. Quando for lavar, jamais use o lado grosso da esponja, aquele lado mais áspero, normalmente da cor verde em buchas comuns.

Respeite a função para qual sua lâmina foi desenvolvida. Nunca utilize uma faca como alavanca martelo ou facão, por exemplo, pois isso pode acarretar na quebra da lâmina ou desgaste do fio.

Nunca corte sobre um prato de vidro, cerâmica, louça, pia de mármore, aço ou tábua de vidro. Estes materiais são mais duros que o aço e irão acabar com o fio, sendo necessário o uso de chaira, pedra, lixa ou outra ferramenta abrasiva para reafiar ou reassentar o fio.

Alimentos com alta acidez (limões, laranjas, abacaxi e outros) irão acelerar o processo de oxidação de sua faca, então higienize rapidamente sua faca após o uso com estes tipos de alimentos.

CUIDADOS ESPECÍFICOS DE CADA AÇO

Quem adquire ou fabrica facas de aço carbono, sabe que está adquirindo uma lâmina de alta qualidade e com grande resistência. No entanto, por não possuir grandes percentuais de cromo e níquel, como no aço inox, as lâminas feitas de aço carbono sofrem um processo natural de oxidação, perdendo um pouco seu potencial estético, mantendo no entanto, a sua força.

©2023 – Afiador KIM® –  Afiação HONBAZUKE®